Artigos e Notícias

Os dez mandamentos do sono



1- Cama foi feita para dormir. Assistir televisão, comer, ler livros na cama estimulam o cérebro e podem prejudicar o sono. A única exceção é o sexo, que só conduz a mente ao prazer e relaxamento.


2- Dormir em ambiente adequado. O quarto deve ser um local tranquilo, com pouca iluminação, temperatura agradável (nem quente e nem frio demais). Com decoração simples, sem grandes estímulos.


3- Cuidado ao ingerir bebidas a noite. Bebidas com cafeína (café, chás, chocolate, refrigerantes) contem substancias excitantes ao sistema nervoso. Já as alcoólicas podem dar a ilusão de que conduzem a uma leve sonolência, mas são enganosas porque fragmentam o sono, ou seja, haverá mais despertares durante a noite.


4- Fazer refeições leves a noite facilita a digestão e não sobrecarrega o organismo na hora de dormir. Por isso, evite comer massas com muito molho, carnes e frituras.


5- Praticar exercícios no máximo até três horas antes de dormir, principalmente atividades aeróbicas, como: caminhadas, corridas, bicicleta, entre outras, em se tratando de indivíduos sedentários que estão iniciando seu condicionamento físico; já para indivíduos treinados, o horário em que se pratica exercício físico não se torna um problema. Esse tipo de atividade aumenta a quantidade de hormônios e neurotransmissores no organismo e auxilia todo o processo de recuperação e melhoria da qualidade do sono, além de propiciar a possibilidade de perda de peso (massa corporal) e, consequentemente a redução de alguns distúrbios do sono.


6- Criar hábito de ir para cama sempre no mesmo horário. As rotinas durante a semana levam a um melhor sono reparador.


7-Respeitar o seu tempo mínimo de horas para dormir. Achar que dormir é perda de tempo é um grande erro. Dormir pouco prejudica a memória e acelera o envelhecimento das células do organismo. No adulto o ideal é em torno de 8 horas por noite.


8- Fazer algo relaxante após o jantar, ouvir música ou algo prazeroso. Evitar o uso de aparelhos eletrônicos (smartphones, tablets, computadores, etc), pois a luz incidida pela tela destes enviam uma mensagem para o cérebro de que ainda não é hora de dormir. Consequentemente você demorará mais para pegar no sono.


9- Não leve problemas para a cama. Contas a pagar, conflitos familiares ou no trabalho não devem preocupá-lo antes do sono. Depois de uma noite bem dormida é mais fácil encarar as adversidades.


10- Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.


E UMA BOA NOITE DE SONO...