Artigos e Notícias

PASSO A PASSO DO EXAME DE POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR

Saiba como proceder em caso de dúvida:

         Coloque o equipamento no momento que estiver disposto a deitar para dormir.

         Ajuste a Cinta Toráxica logo abaixo do osso do peito (esterno) junto as costelas de modo que o sensor possa detectar o movimento do tórax sem causar desconforto. Eleve os braços juntos para confirmar o ajuste. Não esqueça de colocar o sensor quadrado para frente.

         Coloque o Sensor do Dedo (mensura a concentração de oxigênio no sangue), na mão que menos usa para as atividades diárias. Não esqueça de limpar bem a região onde será fixado o sensor. Caso use algum tipo de esmalte, remova-o antes do exame.

         O Sensor Nasal deverá ser colocado com a curva anatômica voltada para o interior do nariz, sem causar desconforto durante a respiração. Segurando o sensor no nariz, um lado passará por cima da orelha direita, e o outro, pela orelha esquerda. Os lados se unirão entre o pescoço e o queixo, necessitando um ajuste. Use fitas anti-alérgicas para fixar o Sensor Nasal nas bochechas, de modo que diminua a folga para a saída acidental deste sensor.

         Verifique se está tudo colocado corretamente.

         Então ligue o STARDUST no botão lateral, e observe que a luz verde acenderá, e logo apagará, deixando da luz laranja piscante. Coloque o STARDUST no estojo.

         Este botão lateral não deverá de jeito algum ser desligado antes de acabar o exame, ou seja, somente quando acabar a noite de sono.

         Com poucas palavras descreva como foi a noite durante o teste (Ex.: Como foi a noite? Que horas foi dormir? Quantas vezes acordou? Quantas vezes saiu da cama? Que horas acordou? Que horas levantou e acabou o exame?

         Quando acabar o teste retire cuidadosamente os sensores e a cinta torácica, colocando-os na maleta de transporte para devolução. 

Acompanhe as imagens abaixo:

 

1 – Colocação do Cinto

Gentilmente acople o final do cinto em uma das extremidade do prendedor do conector curto e preto.


Pegue a preta e longa cinta de esforço respiratório. Ajuste a cinta até que fique suficientemente grande para prender em volta do peito, logo abaixo da axila.

Ajuste a alça do velcro puxando através do prendedor até chegar ao tamanho desejado.


Coloque o cinto de esforço respiratório como esta mostrando na figura. Acople o final do cinto dentro do prendedor conector.


Então puxe o final da alça solta para ajustar o cinto de forma confortável embaixo da axila.

Fixe o velcro.

 

 2- Colocação da Cânula


Conecte a cânula  nasal ao transdutor de pressão.


Coloque a cânula nasal como mostra a figura acima.


3. Aplicação do sensor