Artigos e Notícias

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono

    A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono é ocasionada pela obstrução das vias aéreas superiores por alguns momentos durante a noite, tendo como principais sintomas ronco e sonolência diurna excessiva. Aproximadamente 30% da população brasileira apresenta esta Síndrome, que envolve altos riscos de hipertensão, doença arterial coronária, derrame, insuficiência cardíaca, fibrilação arterial, impotência sexual, mortalidade e problemas cognitivos e de comportamento.

    Para determinar a presença e a severidade da apnéia do sono, o paciente deve ser submetido a uma avaliação polissonográfica.

            Os tratamento mais eficazes são:

·         C-PAP e BI-PAP: aparelho de pressão positiva que são compostos de um compressor de ar, tubo e máscara que, injetando ar nas vias aéreas, mantém as paredes da faringe afastadas e impede o colapso da via aérea. Tem sua indicação principal nos casos de apnéias moderadas ou graves. São adaptados pelo médico especialista em sono.

·      Aparelhos Bucais: placas presas aos dentes, que se articulam entre si, atendem à necessidades específicas. Utilizado durante a noite, avança a mandíbula, eleva o palato (céu da boca) e traz a língua para a frente, impedindo que ela bloqueie a respiração e evitando o ronco e apneia do sono. Indicado para pacientes com apneia do sono suave à moderada ou aqueles impossibilitados de utilizar o C-PAP ou BI-PAP. Tem sido a alternativa mais conservadora e s?o adaptados por Cirurgiões Dentistas com conhecimento e treinamento em medicina do sono.

·  Cirurgias: Abrangem desde a redução dos tecidos da garganta (Uvulopalatofaringoplastia) por meio da remoção da úvula e parte do palato mole, e das cirurgias para avanço uni ou bi-maxilar (Cirurgias Ortográficas) que consistem no avanço da maxila e/ou mandíbula. São realizadas pelo Otorrino (Uvulopalatofaringoplastia) ou pelo Cirurgião Bucomaxilofacial (Cirurgias Ortográficas).

 

 

Dr. Augusto Gewehr Camilotti

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial