Artigos e Notícias

Você tem o nariz trancado?

Você tem o nariz trancado? Uma causa frequente de obstrução nasal é a hipertrofia de cornetos . O corneto faz parte do nariz e serve para deixar o ar que entra mais úmido e quente. Em muitos pacientes, principalmente os com queixas alérgicas, os cornetos crescem e acabam obstruindo o nariz! O tratamento para isto pode ser cirúrgico, com a turbinectomia ou clínico com sprays nasais. Com a redução dos cornetos o ar passa facilmente, ajudando a ter uma melhor qualidade de vida! 



Outra causa frequente de obstrução nasal é o desvio septal. Estima-se que cerca de 60% das pessoas tenham desvio de septo (6 em cada 10 pessoas). O desvio consiste em uma cartilagem torta, isso obstrui o nariz e leva a dificuldade para respirar. O exame utilizado para diagnosticar o desvio de septo é a Nasofibroscopia . Com a cirurgia de septoplastia, faz-se a correção do desvio de septo, para melhorar a respiração (modifica-se a tortuosidade nasal para se obter um septo retinho e alinhado).

Tanto a hipertrofia de cornetos quanto o desvio septal podem atrapalhar o sono e são causas frequentes de redução na qualidade de vida. É importante que um otorrinolaringologista seja consultado para avaliar adequadamente o nariz.